eSocial: se atualize sobre as novidades para 2023

O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal para facilitar o cumprimento de obrigações trabalhistas, ele está em constante atualização, por este motivo, é preciso acompanhar as novidades. Esse sistema facilita muito a vida de funcionários e empregadores, trazendo muitas facilidades no cumprimento de diversas obrigações das empresas brasileiras.Imagem por @rawpixel.com / @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil Portanto, acompanhe os próximos tópicos deste artigo e se atualize sobre as novidades do eSocial para o ano de 2023. Boa leitura!

É importante se atualizar

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014. Segundo a definição do Governo Federal, o eSocial “é o sistema utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes de relações de trabalho”. E como citamos no tópico anterior, o eSocial passa por constantes mudanças, por este motivo, os empregadores devem estar atualizados para 2023.

Novidades para 2023 no eSocial

Confira abaixo algumas novidades do sistema para o ano de 2023:
  • Login
A maneira como o login é feito pelos empregadores no eSocial será alterada já a partir de dezembro de 2022, o código de acesso será descontinuado. O Código para acessar o sistema será descontinuado em dezembro deste ano, em 2023 a única forma de login no eSocial será por meio de uma conta  Gov.br, nível prata ou Ouro.
  •  Implantação da nova versão no ambiente de produção
No dia 16 de janeiro de 2023 será implantada a versão S-1.1 no ambiente de produção do eSocial, portanto, fiquem atentos. A versão S-1.1 é uma atualização do eSocial, ela está sendo implantada seguindo um cronograma para melhor adaptação dos empregadores e profissionais.
  •  Fim do período de convivência de versões
Sempre que o eSocial passa por uma atualização, ele fornece um prazo para os usuários do sistema se adaptarem da melhor forma possível. Durante esse prazo, a versão  antiga, que no caso é a S-1.0, pode coexistir com a nova versão, no caso, a S-1.1. Quando o período de convivência acaba, somente a versão mais recente continua funcionando. O período de convivência entre a versão S-1.0 e S-1.1 termina no dia 19 de março de 2023.

Dica

Utilize os manuais de orientação do eSocial para conseguir se adaptar melhor a nova versão. São publicados diversos manuais no portal do eSocial com a finalidade de possibilitar uma melhor adaptação para os empregadores e profissionais, que são os usuários do sistema. Não deixe de acompanhar todas as novidades, estaremos sempre trazendo as novidades deste sistema. Fonte: Jornal Contábil.

Start typing and press Enter to search